sexta-feira, 29 de julho de 2011

Participação Brasileira no Mundial de Esportes Aquáticos - Xangai 2011

    O Brasil encerrou neste final de semana a sua participação no 14º Mundial de Esportes Aquáticos, na cidade de Xangai, na China, promovido pela FINA (Federação Internacional de Natação). A delegação brasileira permaneceu na 4ª posição, posição alcançada alguns dias antes do encerramento das provas, com 4 medalhas de ouro.
    Embora seja esse um resultado excelente em termos de posicionamento no quadro geral de medalhas, o desempenho dos atletas brasileiros ficou bem abaixo do esperado, classificando poucos atletas para as finais da natação, ficando fora, inclusive, de todas as finais de revezamento. O que se viu neste mundial foi a continuação de uma roteiro antigo no esporte brasileiro. Vivemos de estrelas individuais e esporádicas, como César Cielo e Felipe França. Mas precisamos de um pouco mais que isso para entrarmos na briga por melhores resultados coletivos. A constatação disso vem do fato de o Brasil, tendo a 4ª colocação geral no quadro de medalhas, estar empatado com a Grécia (9ª colocada no geral), com a menor quantidade de medalhas no total entre os 10 primeiros colocados. Isto significa que, embora tenhamos nos posicionado à frente de países como a Itália, França ou Austrália, estivemos muito menos vezes presentes no pódio durante a competição. É algo a se pensar...


    OURO - Maratona Aquática (25km) - Ana Marcela Cunha
    OURO - 50m Borboleta Masculino - César Cielo
    OURO - 50m Peito Masculino - Felipe França
    OURO - 50m Livre Masculino - César Cielo

    Índices olímpicos conquistados:

    Maratona Aquática (10km) - Poliana Okimoto
    Natação - 4x100m Masculino - Brasil
         *  A 9ª colocação no revezamento 4x100m masculino garantiu a vaga em Londres 2012, mas não uma vaga na final do Mundial de Xangai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário